domingo, 23 de janeiro de 2011

Liberdade, ou não...



Quando me propuseram escrever um texto acerca da liberdade dei por mim a pensar “ela existe mesmo?”… A resposta sai de imediato: SIM e NÃO! Nova questão: PORQUÊ?
Comecemos pelo início… quando DEUS criou o Mundo criou também Adão. Adão era livre mas sentia-se só.  Então, criou Eva que, insatisfeita, colheu a maçã proibida e a deu a provar a Adão. Neste preciso momento a liberdade pura que Adão e Eva conheciam termina por aqui, acabou no momento exacto em que entraram na vida um do outro e proporcionaram um ao outro todo um rol de experiências: assim o é na nossa sociedade, quando a nossa liberdade começa é quando termina a do outro. Toda a nossa liberdade é limitada pelos seres e pelo ambiente em que vivemos. Liberdade existe, mas com Limites, ou pelo menos é assim que a conhecemos!
Livres somos verdadeiramente quando nascemos. Somos apenas crianças e sonhamos. Não temos responsabilidades! Contudo, somos dependentes, dependentes dos nossos pais… e se somos dependentes, logo não somos livres… hummmmmmmm, ups, qual foi a parte que me escapou? J
Enquanto crescemos e desenvolvemos continuamos a não ser livres: enquanto estudamos devemos justificações aos nossos pais, aos nossos professores, às escolas; quando trabalhamos devemos explicações aos superiores hierárquicos, impostos ao estado, pagamos casa ao banco; quando criamos família vivemos em função desta… Caramba! Quando somos livres então (pergunta o meu leitor)?
De facto, conceito de liberdade apenas o consigo associar ao de sonho… Somos livres de sonhar o que quisermos. Ninguém controla os nossos sonhos! São nossos, somos livres de o fazer. Liberdade e Sonho caminham mesmo de mãos dadas. Sonhemos então e seremos Livres!!
Carla Vidal

3 comentários:

  1. Hoje dia 23 de Janeiro é o Dia Mundial da Liberdade. Celebremos!

    ResponderEliminar
  2. este texto já tem 2 meses e continuo a pensar da mesma forma :)

    ResponderEliminar
  3. Liberdade??? De facto, da-mos valor a tanta pormenor banal no nosso dia-a-dia que nos esquecemos de algo tão importante para o ser humano… ser livre!!
    Mas afinal, o que é a liberdade? Quando me ocorre a palavra liberdade… faz-me pensar… Ser livre é termos a capacidade de pensar, sem que ninguem nos Censure… A liberdade é sermos criativos… Liberdade é “navegarmos” pelas nossas ideias… Tal como René Decartes referiu “Penso Logo Existo”!

    Ana oliveira

    ResponderEliminar