quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Liberdade de expressão e jornalismo



A liberdade de expressão foi a maior conquista e a que se mantém com mais força, de todas as conquistas de Abril.
O jornalismo, como não seria de esperar outra coisa, tem na liberdade de expressão o suporte para fazer um jornalismo rigoroso, e assim informar a sociedade.
Contudo dentro do jornalismo político, a liberdade de expressão veio a tomar um tom quase fundamentalista, pois passou a ter o dom de influenciar toda ou quase toda a sociedade, pondo em causa a liberdade de escolha política desta. A influência jornalística na sociedade vai ao ponto de derrubar governos e alterar ciclos políticos, pois muitas vezes utiliza meios ilegais e notícias pouco fundamentadas, para tentar denegrir pessoas ou instituições. Em consequência e devido à concorrência, todos os meios de comunicação vão a reboque, e assim, pela generalização e persistência acabam por ter uma influência feroz em toda a sociedade.
Muitas vezes esses “bota abaixo”, pouco dignos, são acompanhados de promoções, também elas com uma dignidade pouco visível.
O jornalismo devia dar a notícia pela notícia, bem e legalmente fundamentada, e deixar a análise política para os comentadores especializados e politicamente abrangentes.
O jornalismo não pode assim usar a liberdade de expressão para condicionar, pela persistência, a liberdade de escolha de uma sociedade.  
José Augusto Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário